terça-feira, 10 de julho de 2012

Conheça as histórias por trás da famosa foto de Albert Einstein mostrando a língua

Não há dúvida: quando o assunto é Física, Albert Einstein é o cara. Famoso pela Teoria da relatividade, o cientista descabelado faturou o Prêmio Nobel de Física em 1921, foi eleito pela Revista Time a “Personalidade do Século XX” e até ganhou um elemento na Tabela Periódica em sua homenagem, o Einstênio. Seus estudos modificaram os rumos da História ao fornecerem conhecimentos sobre energia nuclear, utilizados no desenvolvimento das bombas atômicas. Sua mais famosa foto o transformou em um ícone da cultura pop…
 Entre os biógrafos do gênio, não há um consenso. Há quem afirme que o fotógrafo Arthur Sasse, autor da imagem, teria pedido que Einstein sorrisse, no dia da comemoração do seu 72º aniversário. O gênio, irritado com a perseguição da imprensa, teria se virado e mostrado a língua rapidamente. O fotógrafo, esperto, teria aproveitado a oportunidade para entrar na história.
Há quem vá mais longe e defenda que a fotografia estaria relacionada a uma campanha anti-bomba atômica realizada durante a segunda Guerra Mundial. Segundo esta teoria, o físico pedia que as pessoas encaminhassem cartas ao governo alemão solicitando o fim dos planejamentos nucleares. Sua língua seria emprestada para “selar” as correspondências.
No livro Einstein, o reformulador do universo, o jornalista Cássio Leite Vieira afirma que o cara gostava tanto da imagem que a autografava e enviava a amigos. Qual é a sua teoria preferida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário